Apesar de tradicional essa receita é simples e sempre dá certo. O melhor desse bolo é que não é preciso se preocupar em alisar muito bem a cobertura, pois a beleza está na irregularidade coberta por raspas de chocolate.
Imagem By Bia
Ingredientes:
- 8 ovos
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de achocolatado (mais doce) ou chocolate em pó (mais suave)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 potes grandes de nata (creme de leite de mesa, ver dicas)
- 4 colheres de sopa de açúcar para a cobertura
- 400 gramas de cereja ao licor
- 1 xícara de água misturada com uma colher de sopa de açúvar (para umedecer)
- 1 barra grande chocolate ao leite ou meio amargo cortado em raspas
Preparo:
Ligue o forno em temperatura média. Separe gemas das claras e bata as claras em neve. Acrescenta as gemas e bata bem até ficar claro. Junte o açúcar e bata até ficar fofo. Junte o trigo e o chocolate em pó e bata rapidamente, somente para misturar, ou misture com uma colher. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Ponha numa fôrma bem untada e enfarinhada e leve ao forno para assar (ver dicas).
Retire do forno, após 5 minutos desenforme e deixe esfriar coberto com um pano.
Bata a nata com o açúcar em velocidade média. Quando engrossar e formar desenhos sobre o creme desligue. Cuidado, se bater muito vira manteiga e perde o uso como cobertura.
Depois de frio (se não, derrete a nata!), corte o bolo ao meio. Umedeça com a calda de água, e despeje uma camada de um dedo de nata. Por cima distribua as cerejas cortadas ao meio (reserve algumas para decorar). Coloque a outra metade do bolo, umedeça a superfície e cubra fartamente com o restante da nata. Decore com as raspas de chocolate, as cerejas e leve para gelar até o momento de servir.
Dicas:
- A nata, ou creme de leite de mesa, em geral é vendida em potes no compartimento de frios do supermercado, ao lado de queijos, iogurtes, etc. Não dá certo com creme de leite de caixinha ou de lata, a não ser que na embalagem esteja especificado que é para esse fim.
- Pode usar um pouco do licor da cereja na calda do bolo.
- Para assar essa massa, que é pão-de-ló, é preciso cuidado para o ponto certo. Quando abrir o forno, o centro deve estar cozido. O teste é feito com uma suave compressão na superfície...se ficar a marca do dedo afundado, ainda precisa de mais cozimento, mas quando estiver quase no ponto é preciso verificar a cada três ou quatro minutos para não queimar ou ressecar.
Imagem by Bia