Fácil e delicioso. Na foto não está o molho, servido à parte.
Imagem by Bia
Ingredientes:
- meio quilo de filé de peixe (pescada, cação, cavala, namorado) (ver dicas)
- meio limão
- sal e pimenta do reino
- 1 ovo
- 1 xícara de farinha de pão ou de rosca (ver dicas)
- óleo para fritar
Preparo:
Tempere o peixe com sal e pimenta a gosto. Junte o suco do limão e deixe tomando gosto por uns 10 minutos (ver dicas). Em uma frigideira funda coloque um dedo de óleo e aqueça. Coloque o ovo em um prato e bata com um garfo até ficar homogêneo. Em outro prato, coloque a farinha de pão. Passe os filés no ovo, dos dois lados, depois na farinha de pão, e frite quando o óleo estiver aquecido. Mantenha em fogo médio, fogo muito forte deixa o peixe crú por dentro e muito fraco, absorve muita gordura. Depois de dourar os dois lados, passe para uma travessa com papel absorvente e sirva com o molho e arroz branco.
Molho Tártaro
- meia xícara de chá de maionese
- 1 colher de salsinha ou cebolinha picada
- 2 colheres de sopa de picles (cenoura, pepino em conserva) bem picadinho
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de sopa de cebola picadinha (opcional)
- gotas de limão
Para o molho, basta misturar bem todos os ingredientes e servir em uma molheira para acompanhamento.
Dicas:
- Eu prefiro peixe sem espinho. Os melhores filés são os comprados direto no mercado, os congelados não tem muito sabor. Mesmo já estando limpo, sobre a tábua, passo meus dedos sobre o filé crú. Onde encontro saliências de espinhos, retiro com uma faca bem afiada. Fica só a carne.
- Já dei essa dica, mas não vale repetir: farinha de pão pode ser guardada no freezer, dura muito mais e não precisa descongelar para usar.
- Não deixe os filés por muito tempo de molho no suco de limão, principalmente a pescada, porque o ácido do limão cozinha o peixe, e acaba virando um outro prato chamado cevite.