O que mais gosto na Blogagem Coletiva da Sheila do blog Cozinha de Mulher é que acabamos descobrindo novos sabores. Essa semana era uma receita de um país com a letra M. Adorei essa receita típica do México, é fácil e saborosa. O chili pode ser servido com nachos, aqueles salgadinhos tipo Doritos, como aperitivo, mas eu fiz para o almoço e servi com arroz branco e salada verde.
Imagem by Bia
Ingredientes:
- 300 gramas de carne moída (patinho, coxão mole, alcatra)
- 1 cebola picada ou ralada
- 1 dente de alho amassado
- óleo
- meio pimentão verde picado (opcional)
- Sal, pimenta e cominho a gosto (ver dicas)
- meia lata ou pacote de molho de tomate (ver dicas)
- 2 xícaras de chá de feijão (vermelho ou carioquinha) cozido sem caldo
- 1 folha de louro
- salsinha picada a gosto (opcional)
Preparo:
Aqueça um fio de óleo em uma panela. Junte a carne moída, o sal e as pimentas e refogues, até soltar a carne e secar a água. Quando estiver bem sequinha coloque a cebola, alho e pimentão e refogue mais uns dois minutos. Quando os temperos murcharem, junte o molho de tomate e deixe levantar fervura. Acrescente o feijão, a folha de louro e deixe ferver por 10 minutos, mexendo sempre para não queimar (fica bem sequinho, como pouco líquido). Salpique a salsinha e sirva a seguir.
Dicas:
- Uma das marcas da culinária mexicana é a pimenta, e o cominho dá um gosto todo especial. Não deixe de usar.
- Nas receitas que encontrei era usado extrato de tomate em vez de molho, eu achei que iria ficar muito forte e decidi usar o molho, deu muito certo.