02/10/2014

Doce de banana de panela

Oi, pessoal. Sei que há meses não venho aqui... não me faltam receitas. Tenho um caderno inteiro de receitas ótimas, mas nem sempre tempo para fotografar e postar. Talvez eu comece a registrar receitas sem fotos, visto que o meu caderno está se desmanchando, hahaha, e preciso registrá-lo. Segue uma fácil que fiz à pouco e ficou ótima, doce de banana caseiro, para comer ou passar no pão!

imagem by bia


Ingredientes:


  • 3 bananas caturras (nanicas) grandes e maduras amassadas com um garfo
  • meia xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo largo e mexa até ferver. Tampe deixando um espaço para que saia o vapor e deixe em fogo baixo, mexendo bem de vez em quando, raspando o fundo. O doce vai caramelando e ganhando uma coloração marrom. Está pronto quando a banana "some" no doce e desprende do fundo da panela. O meu levou menos de 30 minutos par ficar pronto.

Dicas:

  • A receita que fiz dá uma porção pequena (cerca de uma xícara de chá), porque só eu como aqui em casa, minha filha não é chegada. A proporção é a mesma para receitas maiores, para cada 3 bananas grandes, meia xícara de açúcar. Quanto maior a quantidade, maior o tempo para apurar;
  • é importante mexer de vez em quando para que o doce caramelize e não queime (de 5 em 5 minutos);
  • Prove o doce antes de tirar do fogo. Se desejar acrescente mais açúcar e apure mais um pouco. Nessa proporção fica com um doce bem suave.
  • Há quem goste desse doce com chocolate, basta acrescentar uma colher de sopa rasa de chocolate em pó à receita.
  • Dá para servir com pão, bolo, sorvete ou puro, de colher.


Daisypath Anniversary tickers