11/07/2012

Rocambole de doce de leite

Com todas as dicas para o rocambole não quebrar!

Imagem by Freepik

Ingredientes:
  • 5 ovos
  • 5 colheres (sopa) cheias de açúcar
  • 5 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
  • 1 lata de leite condensado ou um pote de doce de leite
  • Açúcar para polvilhar
Preparo:

Retire o rótulo do leite condensado (se houver) e coloque em uma panela de pressão, cobrindo a lata com água. Leve para cozinhar e conte 30 minutos após o início da fervura. Em seguida retire a lata da panela e deixe esfriar antes de abrir. Enquanto isso, ligue o fogão em temperatura média, cerca de 180º a 200º. Em uma tigela alta coloque as claras e reserve à parte as gemas.   Bata as claras em neve e acrescente as gemas. Bata por mais uns 3 minutos, até ficar claro e fofo. Acrescente o açúcar e bata mais uns três minutos. Desligue a batedeira e junte o trigo e o fermento em pó. Misture cuidadosamente, para não perder a leveza. Coloque em uma forma retangular grande bem untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. A camada de massa deve ficar fina, com cerca de um dedo de espessura. Leve para assar. Enquanto isso, molhe e torça um pano de prato limpo, estenda em uma superfície e polvilhe por cima uma colher de açúcar. A massa assa rápido, por ser fina, cerca de 15 a 20 minutos. O segredo é não deixar cozinhar demais, ela resseca e quebra quando enrolada. O ponto é quando as beiradas começam a dourar e o centro está firme, mas não dourado. Retire do forno, espere esfriar uns 5 minutos, solte as beiradas passando levemente uma faca e vire a fôrma sobre o parno preparado. Enrole, começando pelo lado mais estreito. Deixe a massa enrolada no pano até esfriar. Desenrole com cuidado, não a estique. Espalhe cuidadosamente o doce de leite preparado em farta camada e com o auxílio do pano, empurre a massa para que vá enrolando novamente. Transfira para um prato e polvilhe com uma peneira uma colher de açúcar sobre o rocambole.

Rendimento: 6 porções

Dicas:
  • Eu acho que fica mais saboroso preparar o doce de leite cozinhando o leite condensado, mas fica muito bom também com o doce comprado pronto.
  • Pode-se usar outros recheios: brigadeiro, geleias, creme de confeiteiro, etc.
  • Uma boa sugestão para saber se essa massa está cozida é apertar levemente a superfície no centro com o indicador. Se ela voltar ao normal rapidamente, a massa está cozida. Se permanecer afundada, é preciso aguardar mais alguns minutos.
  • É importante não cozinhar demais a massa nem usar uma fôrma muito pequena. No primeiro caso a massa quebra quando enrolada e no segundo caso fica grosseira.
  • É preciso esperar esfriar o leite condensado antes de abrir a lata porque ela pega pressão e espirra, podendo causar queimaduras.

Printfriendly